Translate

13 de fev. de 2022

Colhendo e desidratando cenouras

A cenoura é uma hortaliça muito popular, com suas raízes vistosas e nutritivas servindo de ingrediente a várias receitas. 


É relativamente fácil de se cultivar, e se adapta a várias condições de clima e solo.  

 
Entretanto, nem tudo são flores. O período da colheita não pode ser prolongado, pois suas raízes vão perdendo sabor e ficando mais lenhosas.

Então, sempre que colhemos nossas cenouras, aproveitamos para desidratar uma parte. Além de preservar o alimento por mais tempo, a desidratação tem a vantagem de reduzir seu volume, possibilitando armazená-lo em um pequeno espaço.  

 

Como fazer cenoura desidratada? 

A desidratação das cenouras é um processo muito simples:

Aqui, as cenouras já higienizadas e fatiadas estão sendo distribuídas na tela do desidratador.


Pode-se cortar em fatias mais finas, ou até mesmo ralar. Já fizemos assim e também dá super certo. Porém, neste caso é necessário utilizar uma tela mais fina no desidratador. 

Agora é só fechar o desidratador e deixá-lo no sol até a secagem da cenoura.

O tempo total de desidratação da cenoura durou aproximadamente 18 horas, ou cerca de dois dias e meio para as nossas condições (dias mais frescos e nublados).

Após obter cenouras desidratadas, é possível triturá-las em um processador ou liquidificador para transformá-las em pó. Mas hoje paramos nesta etapa aqui.

Como utilizar cenoura desidratada?

Utilizar essa cenoura é muito fácil. Basta reidratá-la. É bem simples, só deixar na água por um tempinho, que já estará pronta para o uso. 


 

Esperamos que tenham gostado.

Até mais pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas: